Páginas

terça-feira, 10 de agosto de 2010

IMPORTANTE!!! LEIA ATÉ O FIM!!! FIM DO 13º

Atire a primeira pedra quem nunca recebeu algum e-mail alertando sobre o fim do 13º salário, sobre a seringa na cadeira do cinema, demissão de Alexandre Garcia da Globo, Internacionalização da Amazônia, sobre crianças desaparecidas e afins. Mensagens como essas, chamadas de hoax se disseminam na Internet como uma verdadeira praga e promove grande confusão entre as pessoas. Fiquei surpreso alguns dias atrás quando ouvi uma conversa entre duas funcionárias de uma loja que dialogavam com grande espanto sobre o fim do 13º salário:
- Menina, você sabia que o 13º vai acabar? Já foi aprovado na câmara!
- Sério??
- Verdade, vou te passar o e-mail pra você ver.
- Tá vendo? O povo que não sabe votar, coloca esse bando de ladrão no poder e eles aprontam uma dessas...

Alardear, essa parece ser a palavra de ordem desse tipo de mensagem,conspirar de todos os jeitos, para todos os lados, indiscriminadamente e essas pessoas que criam esses hoaxes cometem erros tão primários que facilmente podemos identificar com uma leitura menos apressada. No caso dessa do fim do 13º, eu havia notado que partidos políticos citados no corpo do e-mail nem mais existem: essa mensagem circula na Internet há mais ou menos, três, quatro anos, e sempre com uma pífia roupagem de notícia de ultima hora.
Percebi que há um certo padrão nesses e-mails pois sempre as informações tratadas são feitas de uma maneira um tanto genérica, muitas vezes sem citar nomes e usando muitos trechos com letras em caixa alta pra amplificar o teor dramático da mensagem.
É preciso discernimento pra procurar verificar a veracidade dessas informações de modo a não alimentar essa corrente de desinformação que toma conta da Internet. Um site muito sério que tem como proposta desvendar esses casos escabrosos disseminados por essas mensagens eletrônicas é o E-farsas. Há mais de oito anos ele atua como um verdadeiro detetive virtual, indo a fundo pra descobrir a verdade. É um site muito bom e recomendo que sempre que receber alguma e-mail de teor duvidoso, vale a pena olhar o e-farsas e conferir se o alarde dessas mensagens é ou não justificado.

 Confira o e-farsas aqui

Um comentário: