Páginas

quarta-feira, 16 de março de 2011

Japão, a fênix do oriente


A semana passada foi um inferno na terra, mais precisamente no japão, foi o assunto trágico do momento e infelizmente está ainda sendo, nos meios de comunicação o assunto que mais vende é sobre a desgraça do tsunami.

Vamos explicar de forma resumida o que seria o terremoto:

Terremoto ou sismo são tremores bruscos e passageiros que acontecem na superfície da Terra causados por choques subterrâneos de placas rochosas da crosta terrestre a 300m abaixo do solo. Outros motivos considerados são deslocamentos de gases (principalmente metano) e atividades vulcânicas. Existem dois tipos de sismos: Os de origem natural e os induzidos.

A maioria dos sismos são de origem natural da Terra, chamados de sismos tectônicos. A força das placas tectônicas desliza sobre a astenosfera podendo afastar-se, colidir ou deslizar-se uma pela outra. Com essas forças as rochas vão se alterando até seu ponto de elasticidade, após isso as rochas começam a se romper e libera uma energia acumulada durante o processo de elasticidade. A energia é liberada através de ondas sísmicas pela superfície e interior da Terra.

Calcula-se que 10% ou menos da energia de um sismo se reproduz por ondas sísmicas. Existem também sismos induzidos, que são compatíveis à ação antrópica. Originam-se de explosões, extração de minérios, de água ou fósseis, ou até mesmo por queda de edifícios; mas apresentam magnitudes bastante inferiores dos terremotos tectônicos.

As conseqüências de um terremoto são:
• Vibração do solo,
• Abertura de falhas,
• Deslizamento de terra,
• Tsunamis,
• Mudanças na rotação da Terra.

Fonte:Brasil Escola

Com esse breve conceito estou aqui para informar um site que monitora, em atualizações, os terremotos que acontecem pelo mundo, acessem aqui, agora eu deixo uma questão no ar, quando deve durar para um país desenvolvido como o Japão se reconstruir?

Eu acredito que o mais rápido possível, serei otimista a mãe 'diná' aqui dará a recuperação em um ano.
Mas por que essa fé toda?

Um país onde as crianças são disciplinadas desde tenra idade a saber como se comportar diante de um terremoto conta muito, além desses treinamentos serem sempre praticados pelos adultos em situações de risco, isso é um valor positivo.

A tecnologia na construção de prédios é muito avançada, com certeza sem essas técnicas de construção dos prédios a quantidade de mortos seria ainda maior, vejam como funcionam clicando aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário