Páginas

sexta-feira, 18 de março de 2011

A armadilha das compras pela Internet

Todo final de ano é assim, clima de paz, alegria e uma certa falsidade no ar, aqueles especiais chatos de sempre na TV aberta, amigos e parentes trocando presentes entre si, e como não poderia deixar de ser citado, a explosão de ofertas nas lojas em geral.

No que diz respeito a promoções somos bombardeados por propagandas de lojas que sob os mais variados sinônimos (queima de estoque, saldão total, queimando tudo! Baixando os preços, quebrando os preços até o chão, etc.) fazem de tudo para atrair o consumidor pra ele abrir a mão e gastar seu dinheiro do 13º salário. A despeito da completa banalização do termo promoção, que parece ser algo estampado eternamente em algumas lojas, muitas dessas ofertas são realmente atraentes. E o que vou relatar nas próximas linhas será so bre minha experiência ao ser "fisgado" por preços baixos em lojas virtuais... Só que pra mim a experiência não foi nada positiva.

Estava navegando no site da Submarino no mês de dezembro e me deparei com uma coleção de livros a venda (As Brumas de Avalon) a um preço sensacional, imagine comprar quatro livros pelo preço de um? Pois bem, comprei sem pestanejar muito, afinal seria algo que daria de presente para uma amiga que curtia esse tipo de literatura e estava prestes a ganhar um filho, fechei a compra e segundo informações do site chegaria em minha casa em mais ou menos sete dias úteis... ledo engano. O que se passou depois disso foi uma tremenda epopéia para que eu tivesse os livros em minhas mãos.

Primeiro esperei um pouco mais para ver se a mercadoria chegava e nada, dias depois o sac deles entrou em contato pra saber se já havia sido entregue no meu endereço e falei que não. Eles ficaram de averiguar isso. Mais dias e nada de resposta, depois ao acessar o site da loja, notei que no sistema estava acusando que os livros já haviam sido entregues. Aí que me retei de vez e comecei a fazer uma serie de reclamações para a central de atendimento e o que ouvia das atendentes? Que havia problemas de entrega devido ao volume de vendas de final de ano, que eu receberia um número de protocolo e que dentro de dois dias uteis a transportadora entraria em contato comigo, lógico que isso não aconteceu, os dias passavam e nada de chegar a algo conclusivo. Pior foi ter ouvido depois que a transportadora tinha efetuado tentativas de entrega e não havia encontrado meu endereço... Que absurdo! Parece até que moro num recanto isolado no meio do nada ou em algum labirinto inacessível.

Acessando o site novamente outra oferta me encheu os olhos, dessa vez era uma série de revistas em quadrinhos de luxo, verdadeiras obras primas, que normalmente são vendidas por mais ou menos 35, 40 reais e estavam por NOVE reais... pensei comigo mesmo, só se eu fosse muito descarado de arriscar comprar algo mesmo com um pedido anterior empacado.

Mas fui descarado e comprei, afinal estava crendo que um raio não cairia duas vezes no mesmo lugar e pelo menos dessa vez não teria problemas com a entrega.

Mas o raio caiu novamente.

Agora, imaginem o perrengue que foi ter que ficar ligando diversas vezes para o SAC e ouvir sempre as mesmas desculpas e promessas de que tudo seria resolvido a contento. Evidente que paciência tem limite, liguei e ameacei acionar o PROCON caso meus pedidos não fossem entregues rapidamente. Parece que foi como se uma palavra mágica tivesse sido dita, já que no dia seguinte estava sendo contactado pela transportadora que resolveu tudo em menos de uma semana.

Moral da história – Por mais atrantes que possam parecer as ofertas apresentadas em sites de vendas pela Internet, é preciso cuidado pra comprar em lugares que tenham um pouco de consideração com o cliente e agilidade na entrega, coisa que não aconteceu comigo. Depois eu fui saber que a Submarino é uma das campeãs de reclamações dentre esses sites.

Resumo da ópera – As compras que eu fiz no mês de dezembro só chegaram depois de um mês, os livros que daria pra minha amiga ainda não entreguei por que ela já teve filho e ainda não a visitei depois disso. Quanto as revistas que comprei pra mim, quem disse que eu li?

Aviso de utilidade Pública - Tem um site chamado Reclame Aqui, onde os compradores podem postar reclamações sobre compras virtuais. De quebra, possui estatísticas detalhadas sobre as lojas com maior quantidade de reclamações dentre outras informações importantes. Pra acessar o site, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário