Páginas

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O último adeus de Seu Babinha

Sou morador da Baixa de Quintas há mais de vinte anos e como tal observo as profundas mudanças que as obras para implantação da Via Expressa Bahia de Todos os Santos vem causado no meu bairro. Destas mudanças uma que me chamou a atenção foi a destruição do Centro de Esportes Seu Babinha.
Um pouco de história: durante a gestão de Acelino Freitas, o Popó frente à secretaria de esportes da prefeitura, foi implantada uma espécie de pracinha com equipamentos de lazer, além de reforma da quadra de futebol que existia lá. Desnecessário dizer que em um local com poucas opções de recreação, a praça, embora minúscula, foi um relativo sucesso com pessoas vindo seja para jogar bola, seja darem uma malhadinha ou simplesmente levar as crianças para se divertir na gangorra ou no escorregador. Recordo que quando eu passava perto de lá com meus amigos, eles acabavam me convencendo a tomar um caminho mais longo simplesmente para passar pela frente da quadra para ficar vendo o “baba” rolando.
Porém com o tempo, essa pracinha acabou sofrendo do mal que assola boa parte dessas áreas públicas: a falta de manutenção. Com o passar dos meses o mato foi crescendo e ocupando o espaço, os equipamentos já sofriam certa oxidação, tornando um tanto perigosa sua utilização. O que antes era um espaço cheio de vida e movimento se tornou um espaço agonizante e degradado.
Enquanto em Brasília, Popó nas cordas, tenta se manter como deputado federal, aqui em Salvador a praça em memória do seu falecido pai tomba ante as retroescavadeiras que anunciam a pompa, o progresso e o desenvolvimento (será?), trazidos pela Via Expressa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário